domingo, 21 de agosto de 2011

Como construir em terrenos acidentados




Os terrenos muito acidentados são críticos para a implantação, exigem maior cuidado e sempre mais investimento, tanto de tempo quanto de recursos. Quase sempre existe solução, o único problema costuma ser o quanto você está disposto (a) a gastar.
A estratégia primordial nesses casos é tocar o solo o mínimo possível (número de apoios), pois o custo elevado é de cada fundação, e não do sistema estrutural como um todo. Por este motivo nós, arquitetos e engenheiros, preferimos modelos estruturais suspensos e com poucos apoios.
Perceba como a arquitetura pode ter uma complexidade espacial de forma independente do terreno e se aproveitando da vista que os terrenos acidentados costumam oferecer.
A dificuldade de execução da obra pode ser recompensada com o resultado final que valoriza muito seu patrimônio. O design e a arquitetura agregam valores intangíveis ao imóvel que podem elevar significativamente seu valor de mercado e aumentar sua liquidez de eventual revenda.
Mas qual terreno vale a pena? Como saber se o custo será muito elevado? E como saber se as condições técnicas de construção são possíveis? Nesse aspecto não há como fazer mágica: será necessário fazer, no mínimo, uma sondagem e um teste de cisalhamento do solo. Ás vezes será necessário o parecer e orientação técnica de um geólogo.
Antes de comprar o terreno, contrate um arquiteto ou engenheiro para dar um parecer, será mais barato do que ficar com um elefante branco na mão, e esclarecerá as possibilidades de execução da obra.
por Ricardo Trevisan, arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário